http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=10&id_noticia=301221
A Central de Negócios da Acenpp foi tema de reportagem do Diário do Comércio e Indústria. Confira:
JACAREZINHO - Empresários rurais da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) encontraram uma maneira de driblar os altos custos de produção do café. Eles estão estruturando uma Central de Negócios, entidade associativa criada por empresários de um mesmo setor para reduzir custos de compra e venda de produtos e ampliar negócios.
Essa alternativa possibilita ampliar o acesso a mercados e elevar a competitividade das pequenas empresas em qualquer setor. No caso dos cafeicultores, a Central irá diminuir os riscos e incertezas da atividade cafeeira, tornando a produção mais rentável.
No início de setembro, sete produtores realizaram a primeira ação da Central de Negócios da ACENPP, uma compra conjunta de calcário e adubo no valor aproximado de R$ 400 mil, o que gerou uma economia de mais de R$ 50 mil. O resultado foi tão bom que os associados já estão programando para o mês de outubro uma nova aquisição conjunta de produtos para controle de pragas e doenças da lavoura.
Luiz Roberto Saldanha Rodrigues, produtor de café da Fazenda Califórnia, em Jacarezinho, e integrante da diretoria da ACENPP, destaca que a Central de Compras traz resultados que se refletem em diminuição de custo e aumento da eficiência. “Nessa primeira compra conjunta tive uma redução de 22% nos meus custos. Para se ter uma idéia, o uso de fertilizantes representa cerca de 30% dos custos totais de produção do café, então, se o produtor puder reduzir essa carga vai tornar o produto mais competitivo e poderá investir essa diferença em melhoria da produção”.
Segundo Saldanha Rodrigues, para que a Central de Negócios seja bem-sucedida, é preciso muita confiança e comprometimento entre os participantes. “É preciso pensar e agir coletivamente. Além da redução de custos, dentro da Central, é possível ter maior eficácia no uso dos insumos, porque há um alto nível de troca de conhecimentos técnicos entre os integrantes do grupo”.
Luiz Fernando de Andrade Leite, presidente da ACENPP, conta que a Central de Negócios é uma oportunidade de se obter resultados negociando em conjunto. “A grande vantagem da Central de Negócios é o resultado econômico, vindo da redução de custos e aumento da comercialização. Adquirir conjuntamente os produtos utilizados na lavoura gera economia de até 40%, em alguns casos. O processo foi bem transparente. A minha redução, nessa primeira experiência, foi bem significativa, em torno de 30%. Nossa proposta para o futuro é trabalhar em um esquema semelhante ao pregão ou licitação, com a recepção das propostas dos fornecedores em envelope fechados”.
O consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho, Odemir Capello, revela o objetivo de que a Central de Negócios se torne uma cooperativa em 2010. “Os passos que estão sendo dados servem como sensibilização para a criação de uma cooperativa para centralização das compras e das vendas. As vantagens dessa organização e união dos produtores são aumento de ganhos na comercialização, redução dos custos, conquista de novos mercados e eliminação dos atravessadores. Quanto mais produtores participarem, maiores serão os resultados. Com a Central de Negócios, o produto passa a ser viável e rentável. O produtor passa a ganhar mais, pode investir mais em qualidade, fazer melhorias na propriedade e adotar novas tecnologias. Isso se reflete no aumento da produção e da produtividade”.
A união de empresários torna viável e relativamente barato o desenvolvimento de uma série de ações como a realização de compras conjuntas, planejamento de ações de venda em diversos canais, negociação diferenciada com a mídia, capacitação de equipes, plano de marketing conjunto, constituição de centro de distribuição, desenvolvimento de design e marca padrão, contratação de serviços especializados, obtenção de melhores condições em linhas de crédito e maior poder de barganha em negociações. Todas essas atividades vão gerar para esses produtores rurais ganhos de escala e maior participação no mercado, o que aumenta a competitividade e possibilita acesso a produtos, serviços e mercados que, isoladamente, seriam inviáveis.
O Programa Central de Negócios é uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae Nacional, com o intuito de estimular o fortalecimento da cultura da cooperação, de maneira a fortalecer pequenos grupos de empreendedores ou empresários de um mesmo segmento de atuação.
Em novembro
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quinta-feira, 17 de setembro de 2009
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