Hoje, certamente, o serviço que mais vem ganhando adeptos é o espresso, trazendo em seu bojo os famosos 4 Ms: Miscela (blend), Molino (moinho), Macchina e Mano (mão, que representa a habilidade do barista). O espresso é aqui grafado com “s” porque os grãos, nesse processo, são espremidos.
Nas gôndolas dos supermercados, o espaço para os cafés diferenciados aumentou, demonstrando que é um segmento importante e atraente. Observa-se que diversos supermercados começaram a criar sua própria cafeteria, onde antes apenas havia uma pequena prateleira com poucas marcas tradicionais. Serviços, produtos e todo um clima que faz com que o consumidor deixe de ficar intimidado e passe a experimentar uma nova experiência. Que veio para ficar.
Tradicionais redes de fast food compreenderam a força desse novo segmento e, também, trataram de navegar no caudaloso rio das cafeterias.
É claro que novas classes de profissionais surgiram no esteio de um movimento que exige especialização, conhecimento e criatividade. Estão em evidência hoje os baristas, os mestres de torra de café e os juízes de café, entre outros.
Apesar dessa impressionante transformação, a bem da verdade, o Brasil ainda é o país do cafezinho, um serviço genuinamente nosso.
O cafezinho é o serviço mais empregado no Brasil, respondendo por aproximadamente 90% do consumo de café. Existem diferentes formas de preparo em nosso país, seja vertendo a água prefervente sobre o pó de café recém-moído, seja misturando o pó na água fervente e outras variações. De novo, isto faz parte da cultura local. Não se pode dizer que um determinado modo de extrair um cafezinho esteja absolutamente certo ou errado, pois os resultados são diferentes na xícara e talvez o que se obtém é o que em cada localidade se deseja. E isso tem de ser considerado e respeitado.
Espresso
Muitas pessoas ainda não se adaptaram ao espresso, considerando-o "muito forte", ao mesmo tempo em que os defensores do serviço originário da Itália o colocam como "o melhor serviço de café".
A questão é bastante delicada, uma vez que não existe nada que seja absolutamente muito bom ou muito ruim. A percepção do que é "o melhor" é sempre algo muito pessoal e isso não pode ser imposto.
Deve-se ter clara a diferença entre ter critérios de qualidade e suas especificações e ter uma preferência pessoal.
Num determinado momento do dia, por exemplo, um espresso bem preparado pode ser perfeito, em outro um cafezinho e numa outra terceira situação, um café preparado numa French Press (= Prensa Francesa).
Dentro da visão da qualidade, não importa o tipo de serviço utilizado se não houver o uso grãos de boa qualidade. Grãos de café com problemas originarão bebidas ruins sempre.
Blend
Da mesma forma, sobre a escolha do melhor blend (mistura de grãos com características diferentes que se complementam) ou origem para um consumo no dia a dia ou mesmo para uma ocasião especial, siga uma lógica básica: você deve respeitar a você mesmo. Paladar é uma questão puramente pessoal.
Especialistas podem esclarecer sobre determinados atributos sensoriais de um blend ou mesmo um café de origem única, porém a escolha final será de cada consumidor. Algumas pessoas gostam de sabores mais ácidos, outras não; para algumas o sabor frutado é divino, para outras incomoda, preferindo notas a caramelo e chocolate.
O fator mais importante é saber quão agradável será beber um café, independentemente do serviço adotado. É essa percepção que norteia o nosso modo de consumo. Simplesmente, nós queremos consumir sempre o que mais nos agrada, tudo o que nos dá uma sensação emocional positiva.
O grande trunfo do café está em seu número quase infinito de possibilidades de combinações entre os atributos sensoriais, origens e serviço.
Anúncios
Em novembro
AcenppTube
Siga o Blog da Acenpp
Receba as novidades por email
Postagens Acenpp
Postagens Antigas
Documentos em PDF
İnternet
- A Bebida (9)
- ABIC (1)
- Acenpp (10)
- Artigos (4)
- Avenida do Café (1)
- Barista (1)
- Barletta (1)
- Boletim (1)
- Café (5)
- Cafeicultura (4)
- CafePoint (2)
- Cafés Especiais (11)
- Canal Rural (2)
- Caravana (1)
- Central de Negócios (2)
- Centro de Eventos (1)
- Certificação (2)
- Classificados (1)
- Colonização (1)
- Comercialização (2)
- Comércio (1)
- Concursos (3)
- Cup of Excellence (1)
- Encafé (1)
- Expocafé (1)
- Fazenda Califórnia (2)
- Feira (1)
- Ficafé (4)
- Ficafé 2009 (4)
- Ficafé 2011 (7)
- Fotos (3)
- Globo Rural (1)
- História (3)
- Informativo (2)
- Jacarezinho (2)
- Mané Alves (1)
- Mecanização (1)
- Mercado (3)
- Norte Pioneiro (3)
- Notícias (2)
- Opinião (1)
- Padronização (1)
- Paraná (1)
- Preço (1)
- Prêmio (1)
- Qualidade (5)
- Receitas (1)
- Rede Associativa (1)
- Revista Rural (1)
- Rota do Café (3)
- Saúde (1)
- Seab (2)
- Sebrae (5)
- Turismo (1)
- Unidade 4C (1)
- UTZ (2)
- Videos (1)
- Vídeos (5)
-
-
África é bom investimento para alguns produtores brasileiros - Tenho um amigo que já foi para o Sudão em uma grande usina de açúcar de lá que é extremamente mecanizada e hoje fiquei surpreso sobre o bom resultado de um...Há 14 anos
-
Veja mais
Minha lista de blogs
skip to main |
skip to sidebar
ACENPP. Design: HPDEZ Apoio SEBRAE/PR Licença Creative Commons Licence
İnternet'li Parceria Agência Mezcla Powered by Blogger

0 comentários:
Postar um comentário
Use os comentários com moderação (ou seja, educação).