| De Barista Monika Palova no Café da Casa |
Encantada com as características peculiares dos cafés especiais produzidos na região, ela decidiu levar amostras desses cafés para a Europa, onde participará do Campeonato Mundial de Baristas, que acontece no mês de junho, em Londres.
Palova veio ao Brasil ministrar cursos para baristas nas cafeterias Suplicy, de São Paulo, e Lucca Cafés Especiais, de Curitiba, empresas que comercializam os cafés especiais produzidos no Norte Pioneiro do Paraná. Especialista em “Latte Art” (Arte no Leite), ela queria encontrar um café que tivesse o sabor destacado na mistura com o leite. Por indicação de Geórgia Franco de Souza, proprietária da Lucca, a barista européia visitou a fazenda administrada pelo engenheiro agrônomo Luiz Roberto Saldanha Rodrigues. “Nossa participação no Programa Cafés Especiais do Norte Pioneiro, desenvolvido pela Acenpp e Sebrae, tem possibilitado uma variedade de contatos e conhecimentos que seriam inviáveis sem o associativismo”, afirma o cafeicultor. Saldanha avalia o Programa como extremamente positivo. “A visita da Monika e o envio de amostras para o Campeonato Mundial auxiliam na divulgação dos cafés do Norte Pioneiro”, assinala.
Palova visitou fazendas em Minas Gerais mas não escondeu sua preferência pelo café paranaense, que possui “características marcantes de doçura e acidez muito agradável”, avalia. “Eu não tinha ideia da variedade de cafés regionais produzidos no Brasil. Na Europa só existe o 'café do Brasil', e considero importante o trabalho que vem sendo realizado pela Acenpp na divulgação do café do Norte Pioneiro”, disse a barista. Ela também se mostrou impressionada com o sistema de gestão da Fazenda Califórnia e o tratamento dispensado aos funcionários, “até a coleta seletiva de lixo é adotada”, exemplifica.
Cupping
A barista Monika Palova participou de uma mesa de “cupping” na Fazenda Califórnia, juntamente com outros produtores associados à Acenpp. Ela não conhecia o sistema de prova de café adotado no Brasil. “Só fazia provas com cafés expressos, achei muito curiosa a forma de experimentar o café utilizada aqui”, destacou. No Empório Café da Casa, em Jacarezinho, ela fez uma demonstração do que é capaz de fazer em uma xícara de café.
O que é
Barista é o profissional tecnicamente habilitado para preparar e servir café e bebidas a base de café, sendo o Espresso o seu principal objetivo.
Além disso, o bom barista tem conhecimento de toda a cadeia produtiva de café, estudando a respeito das espécies, regiões produtoras, diferentes formas de manejo, todos os processos do beneficiamento até a torra, passando pela elaboração do blend, além de dominar tecnicamente uma máquina para café espresso e o seu moinho.
Figura central em qualquer cafeteria, o barista tem no entusiasmo ao servir e falar a respeito daquilo que faz, o seu grande diferencial que irá atrair, cada vez mais consumidores de cafés de qualidade.
Crescimento
Profissão já muito tradicional na Europa e Estados Unidos, no Brasil vem sendo cada vez mais difundida. Jovens e universitários em sua maioria, esses profissionais tem se especializado cada vez mais, por isso, na maioria das cafeterias, os baristas normalmente trabalham exclusivamente operando a máquina de espresso e servindo além do café, outras bebidas que contenham o produto em sua receita.
O mercado para esses profissionais, não se resume só a isso, os baristas são cada vez mais solicitados em eventos variados e também aqueles que se aprofundam nos conhecimentos relacionados aos grãos de maneira geral, são muitas vezes contratados por empresas desse segmento onde atuam como assessores.
Monika Palova tem 22 anos de idade e há apenas um ano trabalha como barista. Extremamente talentosa, veio ao Brasil ensinar sua técnica de Latte Art a brasileiros que participarão do Campeonato Mundial, que se realizará no mês de junho, em Londres. “Comecei trabalhando como
garçonete em uma cafeteria e aprendi o ofício com os baristas da casa. Aos poucos estou aperfeiçoando minhas técnicas e meu objetivo é vencer o campeonato mundial”. Em Dublin, onde mora, o café espresso pequeno custa 2 euros (R$ 5).

0 comentários:
Postar um comentário
Use os comentários com moderação (ou seja, educação).