Uma missão empresarial composta por sete integrantes da cadeia cafeeira da Espanha conheceu nesta semana o Projeto Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, uma iniciativa do Sebrae/PR e da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro (ACENPP). Na tarde da terça-feira (7), os visitantes conheceram a centenária Fazenda Pilar, localizada no município de Cornélio Procópio. que possui 750 mil pés de café em uma área plantada de 150 hectares.
Na ocasião, os negociantes industriais, baristas (preparadores de café) e degustadores espanhóis percorreram a lavoura, acompanharam a colheita que é realizada mecânica ou manualmente e conferiram as fases do processamento do café como a secagem, classificação e armazenagem.
Marco Antônio Cravo, gerente de desenvolvimento da propriedade, revela que desde 2000 vem investindo pesado na produção de café. Ele planeja para 2012 ampliar a área de plantio para 260 hectares e chegar a 1,3 milhão de pés de cafés. “Tendo em vista o aumento da demanda por café, nos preparamos para atender o mercado investindo em maquinário, novas tecnologias de colheita, processamento e armazenagem, investimentos sociais, infraestrutura e certificação da produção”, detalha.
Na quarta-feira (8), o grupo foi recebido em Jacarezinho por Luiz Roberto Rodrigues, engenheiro agrônomo e produtor rural da Fazenda Califórnia. Além de conhecerem todo o funcionamento do sistema de gestão agropecuária sustentável implantado na fazenda, os degustadores Alejandro Rodriguez, Rubén Sanz, Antoni Varón e Alejandro Salvo Sanz atestaram a qualidade do café produzido na área.
Depois de avaliar atributos da bebida, como fragrância, aroma, corpo, acidez e amargor do café, os avaliadores atribuíram nota 87. A classificação é realizada por meio de análises de amostras que representam um lote de café. Em Ribeirão Claro, a missão espanhola visitou um laboratório de degustação.
Luiz Fernando de Andrade Leite, presidente da ACENPP, expôs aos participantes as condições que tornam a região norte do Paraná tão propícia à cultura do café. “O norte do Paraná tem uma temperatura média entre 20 e 22 graus que é uma excelente condição climática para o cultivo do café de qualidade e uma combinação de latitude e altitude muito favorável, além de um solo roxo muito fertilizado que permite que o café produzido nessa área tenha uma cremosidade maior e atributos como suavidade, corpo, aroma e doçura”, disse.
O consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho Odemir Capello, que acompanha o projeto desde 2006, aposta na expansão do mercado de cafés especiais. “O brasileiro ainda não tem o costume de tomar um café de qualidade. Tendo em vista que 97% da população apreciam a bebida, a expectativa é que esse mercado cresça drasticamente”, declara.
O barista e degustador Rubén Sanz, de Zaragosa, conta que na Espanha o hábito de se tomar café descafeinado é muito comum. Segundo ele, o país consome essencialmente café da variedade robusta de origem vietnamita que contém altos índices de cafeína. Sanz trabalha para mudar essa tradição apresentando aos consumidores hispânicos os aspectos que diferem um café de qualidade de outro e incluindo o café como ingrediente de receitas culinárias.
A vinda da missão ao Paraná é resultado da indicação do Instituto de Comércio Exterior do Paraná (Cexpar) que conheceu o projeto durante a primeira edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro (Ficafé), realizada em Jacarezinho em novembro de 2008.
Neri Becchi Dal Prá, presidente do Cexpar, sugeriu ao Núcleo Internacional de Negócios Brasil Espanha (Ninbe) que organizasse a vinda do grupo ao Paraná. O Ninbe foi fundado em 2005 e atua para aproximar empresários espanhóis e brasileiros auxiliando ambas as partes no direcionamento estratégico e no posicionamento mercadológico.
“O propósito da missão é mostrar aos empresários os mecanismos utilizados pelos produtores brasileiros e ressaltar a qualidade do café brasileiro, visto que nosso País é o maior produtor e exportador mundial de café”, afirma Thiago Amhof, presidente do Ninbe.
Os cafeicultores do Norte Pioneiro do Paraná são responsáveis pela produção de aproximadamente 50% dos grãos colhidos no Estado. Atualmente a região conta com 7.500 médios e pequenos produtores distribuídos em 45 municípios.
A ACENPP reúne cerca de 100 associados e atua para que a região do Norte Pioneiro seja reconhecida como localidade produtora de café de excelente qualidade.
O Projeto Cafés Especiais do Norte Pioneiro é uma iniciativa que reúne produtores e as entidades Sebrae/PR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná (Senar), Associação de Produtores de Café do Paraná (APAC), Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Banco do Brasil, Secretaria de Estado da Agricultura (Seab), Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).
Anúncios
Em novembro
AcenppTube
Siga o Blog da Acenpp
Receba as novidades por email
Postagens Acenpp
Postagens Antigas
Documentos em PDF
İnternet
- A Bebida (9)
- ABIC (1)
- Acenpp (10)
- Artigos (4)
- Avenida do Café (1)
- Barista (1)
- Barletta (1)
- Boletim (1)
- Café (5)
- Cafeicultura (4)
- CafePoint (2)
- Cafés Especiais (11)
- Canal Rural (2)
- Caravana (1)
- Central de Negócios (2)
- Centro de Eventos (1)
- Certificação (2)
- Classificados (1)
- Colonização (1)
- Comercialização (2)
- Comércio (1)
- Concursos (3)
- Cup of Excellence (1)
- Encafé (1)
- Expocafé (1)
- Fazenda Califórnia (2)
- Feira (1)
- Ficafé (4)
- Ficafé 2009 (4)
- Ficafé 2011 (7)
- Fotos (3)
- Globo Rural (1)
- História (3)
- Informativo (2)
- Jacarezinho (2)
- Mané Alves (1)
- Mecanização (1)
- Mercado (3)
- Norte Pioneiro (3)
- Notícias (2)
- Opinião (1)
- Padronização (1)
- Paraná (1)
- Preço (1)
- Prêmio (1)
- Qualidade (5)
- Receitas (1)
- Rede Associativa (1)
- Revista Rural (1)
- Rota do Café (3)
- Saúde (1)
- Seab (2)
- Sebrae (5)
- Turismo (1)
- Unidade 4C (1)
- UTZ (2)
- Videos (1)
- Vídeos (5)
-
-
África é bom investimento para alguns produtores brasileiros - Tenho um amigo que já foi para o Sudão em uma grande usina de açúcar de lá que é extremamente mecanizada e hoje fiquei surpreso sobre o bom resultado de um...Há 14 anos
-
Veja mais
Minha lista de blogs
skip to main |
skip to sidebar
Páginas
terça-feira, 14 de julho de 2009
Espanhóis conhecem Projeto Cafés Especiais do Norte Pioneiro (PR)
Da Agência Sebrae de Notícias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ACENPP. Design: HPDEZ Apoio SEBRAE/PR Licença Creative Commons Licence
İnternet'li Parceria Agência Mezcla Powered by Blogger


0 comentários:
Postar um comentário
Use os comentários com moderação (ou seja, educação).