O Departamento de Segurança Alimentar do Japão divulgou a ocorrência do segundo caso de resíduo acima do limite permitido pelas normas daquele país da substância pyraclostrobin (fungicida) em cafés provenientes do Brasil. O nível residual detectado foi de 0,02 ppm, enquanto o limite previsto pelas normas japonesas corresponde a 0,01 ppm. Desde então, todos os lotes de café importados do Brasil estão passando por inspeção individual.
Desde 2003, em razão da detecção de resíduos acima do permitido da substância diclorvos, o Japão inspecionava cada contêiner de café verde de origem brasileira, causando prejuízo anual da ordem de US$ 1 milhão aos exportadores brasileiros devido ao atraso na liberação da carga de até 25 dias em média para as análises. Essa medida foi flexibilizada no final do ano de 2005 porque durante o período não se verificou nova incidência do problema.
Havendo novas notificações, o governo do Japão poderá determinar a proibição total da entrada do café brasileiro, o que já teria ocorrido com o café da Etiópia. Segundo o consultor em qualidade de cafés, Ensei Neto, o país oriental possui rigorosas normas para inspeção de produtos alimentícios dado que a absoluta maioria de suas necessidades são abastecidas por produtos importados.
As normas japonesas são muito claras. Em situação de normalidade, os containeres são inspecionados ocasionalmente, por amostragem. Havendo uma ocorrência de contaminação, entra a situação de alerta, quando todos os containeres passam a ser inspecionados. Já ocorrendo duas reincidências do mesmo tipo de contaminação, o produto e seu país de origem ficam impedidos de serem importados por tempo indeterminado.
De acordo com Ensei, o governo brasileiro deverá ser extremamente ágil para conduzir corretamente a questão e solucionar o caso o mais rápido possível. "Trata-se de um assunto muito sério", disse. "Caso ocorra o terceiro caso de resíduo acima do permitido, o governo japonês literalmente não permitirá importação de café cru brasileiro de nenhum tipo, seja especial, certificado, gourmet ou tradicional."
Com informações do Canal Rural.
Anúncios
Em novembro
AcenppTube
Siga o Blog da Acenpp
Receba as novidades por email
Postagens Acenpp
Postagens Antigas
Documentos em PDF
İnternet
- A Bebida (9)
- ABIC (1)
- Acenpp (10)
- Artigos (4)
- Avenida do Café (1)
- Barista (1)
- Barletta (1)
- Boletim (1)
- Café (5)
- Cafeicultura (4)
- CafePoint (2)
- Cafés Especiais (11)
- Canal Rural (2)
- Caravana (1)
- Central de Negócios (2)
- Centro de Eventos (1)
- Certificação (2)
- Classificados (1)
- Colonização (1)
- Comercialização (2)
- Comércio (1)
- Concursos (3)
- Cup of Excellence (1)
- Encafé (1)
- Expocafé (1)
- Fazenda Califórnia (2)
- Feira (1)
- Ficafé (4)
- Ficafé 2009 (4)
- Ficafé 2011 (7)
- Fotos (3)
- Globo Rural (1)
- História (3)
- Informativo (2)
- Jacarezinho (2)
- Mané Alves (1)
- Mecanização (1)
- Mercado (3)
- Norte Pioneiro (3)
- Notícias (2)
- Opinião (1)
- Padronização (1)
- Paraná (1)
- Preço (1)
- Prêmio (1)
- Qualidade (5)
- Receitas (1)
- Rede Associativa (1)
- Revista Rural (1)
- Rota do Café (3)
- Saúde (1)
- Seab (2)
- Sebrae (5)
- Turismo (1)
- Unidade 4C (1)
- UTZ (2)
- Videos (1)
- Vídeos (5)
-
-
África é bom investimento para alguns produtores brasileiros - Tenho um amigo que já foi para o Sudão em uma grande usina de açúcar de lá que é extremamente mecanizada e hoje fiquei surpreso sobre o bom resultado de um...Há 14 anos
-
Veja mais
Minha lista de blogs
skip to main |
skip to sidebar
ACENPP. Design: HPDEZ Apoio SEBRAE/PR Licença Creative Commons Licence
İnternet'li Parceria Agência Mezcla Powered by Blogger

0 comentários:
Postar um comentário
Use os comentários com moderação (ou seja, educação).